quarta-feira, 27 de abril de 2011

Páscoa

   Depois de uma semana sem postar nada, voltei aqui. A páscoa passou e não foi nada demais. Enquanto o povo no Brasil me deixava com vontade de bacalhoadas e picanhas e muitos ovos e almoços em família, aqui eu não recebi nem um Feliz Páscoa. Pelo menos aqui na família que eu estou, ninguém liga muito pra isso. A sexta-feira santa não é feriado, a "segunda-feira de páscoa" que é. 
   Mas a coisa mais estranha são os sinos. Às pessoas que já ouviram eu falando isso, me desculpem mas eu vou expressar minha indignação mais uma vez. Sabem como no Brasil o coelhinho da Páscoa vem trazer os ovos de chocolate? E depois de grande tem algumas pessoas que ficam "mas coelho não bota ovo, não faz sentido" e blá blá blá? Pois é, aqui é mais estranho. 
   A história é que os sinos das igrejas - os SINOS das igrejas - saem das suas torres na sexta-feira santa em sinal de luto por cristo crucificado e voam para Roma - VOAM para Roma. No domingo, dia da ressureição, eles voltam de lá com ovos de chocolate e escondem nas casas, pras crianças. 
   E a Tessa termina de contar a história assim: eles falam que é o sino que traz, mas isso é só pra criança, eu sei que são os pais mesmo.
   Ok. Sinos. Além de não botarem ovos, eles não andam. NEM voam. E aí o Fran me pergunta: mas como eles trazem? Virados de cabeça pra baixo? 
   E eu lembrei de quando eu estava na escolinha, e eles faziam a gente sentar em volta do parquinho e cantar a música do coelhinho (a de olhos vermelhos, não a do bolso ok?) que daí ele ia aparecer pra trazer ovos (um coelho gigante, mais ou menos do tamanho da única professora que não tava lá aquele dia trazia aqueles ovinhos de chocolate hidrogenado). Agora imaginem um bando de crianças cantando uma música para um sino, e um adulto aparecendo vestido de sino pra trazer ovos. 
   Pra terminar o relato da páscoa aqui, os pais esconderam os ovos (do tamanho de ovos de codorna) na casa pra Tessa procurar. Ela achou a maioria de manhã, e foi achando mais alguns durante o dia. Ovinhos de chocolate, coelhinhos (do mesmo tamanho) e, é claro, SININHOS de chocolate (não a fada). Eu, na inocência da páscoa, tinha ido no supermercado e comprado uma das coisas mais baratinhas, um coelho de chocolate de uns 15cm de altura, nem 2 euros eu paguei naquilo. Algo que seria o menor chocolate que as crianças do Brasil ganhariam se tornou o maior chocolate que ela ganhou por aqui. Mas qualidade nem se compara: os ovinhos pequenininhos eram Lindt. 
Eu comi alguns...

   Páscoa na França: ponto negativo.
   Mas, como feriado é feriado... A Audrey me falou que na segunda ia me levar conhecer um dos lugares que ela mais gosta por aqui. Pegue: uma garrafa de água, protetor solar, óculos de sol, uma blusa de frio (!) e um livro! 
   E aí a gente (eu a Audrey e a Chloe - cachorrinha) foi até uma praia - tinha algumas mulheres fazendo topless, mas em respeito aos que gostam de dormir de noite eu nem me atrevi a tirar fotos - de onde começa uma trilha para atravessar beirando o mar até a próxima praia (na verdade a trilha passa em um monte de praia mas a gente fez só um pedaço). Vistas maravilhosas (quando não tinha pessoas) e mais vistas maravilhosas. Teve uma hora que ela quis sair da trilha para ir para um lugar mais tranquilo, onde tinha algumas pessoas tomando sol, numas pedras, e parar pra ler. E eu parei para ler. Num pedra de frente pro mar Mediterrâneo. Por que eu não peguei um livro melhor?





Chloe

Aqui tem uva igual aí tem cana
  

5 comentários:

  1. Hahahahaha!
    Ri muito com a história dos sinos...
    Ninguém me contou ela por aqui, embora eles tenham me dado alguns ovos em formato/embalagem de sino! Aqui não me desejaram "feliz páscoa", mas me encheram de ovos. E as crianças ganharam muitos, muitos, muitos, e muitos sinos, e chocolate em formato de galinha, de urso, de veado, de porco e, óbvio, de ovo. Coelhinho mesmo não vi. Mas tem chocolate pra carammmmmmmmba e foram bem generosos ao me dar também...

    Também gostei do seu passeio e das fotos. Ficar de frente pro mediterrâneo não tem preço, né?
    Já passou, mas feliz páscoa!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa....que vista maravilhosa ein..
    É voce naquela trilha com um mala de viajem nas costas ?? rsrss
    E aí tem vinho como aqui tem açúcar e alcool ?
    Feliz pascoa !!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Sim, sou eu com a minha mochila! =]
    E sim, aqui tem vinho como aí tem açucar e álcool.
    Aqui na casa onde eu estou não falta champagne(o de verdade). =]
    Feliz páscoa! Bjinhoss

    ResponderExcluir
  4. Ahoy....

    Feliz páscoa (de novo)....
    Bom, digo que por aqui os coelhos não são mais os mesmos: http://2.bp.blogspot.com/_hJREGwPF6vQ/R-Zhyy7ucxI/AAAAAAAABlY/8s7Q960m3v4/s400/Drunk%252520Rabbit%5B1%5D.jpg


    bjos

    ResponderExcluir