sexta-feira, 15 de abril de 2011

Avignon e Arles

   Bom, essa semana a Tessa foi pra Paris com a escola, então eu tive esses dias de folga. As próximas duas semanas são férias da escola (eles têm férias de duas semanas a cada 5-7 semanas de aula), então vou trabalhar mais que o normal. Bom, aproveitei meus dias de folga pra ir pra Avignon e Arles, que são cidades com aquelas coisas antigas que muita gente acha chatíssimo de ver mas eu acho muito legal. 
   Terça de manhã eu fui até a Promocash conforme o combinado, e o Arnaud me levou pra Toulon, porque ele tinha que me apresentar na prefeitura. Foi meio nada a ver, porque o cara lá tirou cópia do meu passaporte (que ele já tinha) e do acordo (que foram eles que carimbaram um mês atrás) e só isso. Eu nunca ouvi falar de au pair que teve que se apresentar na prefeitura, mas enfim. Foi bom porque assim eu fiquei por lá pra pegar o trem pra Avignon. 
   Bom, depois de pouco mais de uma hora e meia de trem, cheguei em Avignon. Ainda era cedo (14h), então fui conhecer a cidade.
A parte mais antiga de Avignon fica dentro desses muros aí

E lá dentro tem esse castelo aí, que chama Palais des Papes, o palácio dos papas
   No século XIII um papa resolveu que queria morar lá, e mandou construir o palácio, que segundo o audioguia que eu tava ouvindo foi construído em 20 anos. Ao todo foram 10 papas que moraram aí. Eu entrei lá, muitooo legal ver tudo e saber como funcionava lá dentro.
   Quando eu saí de lá eu me perdi um pouco na cidade, mas é muito pequena e fechada dentro dos muros então não demorou muito pra eu me achar. Fui ver a ponte, que também estava na lista de coisas a ver na cidade que me deram quando eu cheguei.
Essa é a ponte, que só vai até a metade do rio porque foi destruída várias vezes e desistiram de reconstruir
   Pra subir na ponte tinha que pagar, e eu não achei que valeria a pena, então não fui. Peguei o folhetinho na entrada e fui procurar uma lanchonete pra me fornecer energia (eu ainda não sabia que meu hotel ficava na frente de um Carrefour).
    Fim da terça-feira. Não fiquei no melhor hotel do mundo, mas estava longe de ser o pior. Tinha wifi de graça, mas eu só estava no celular, então não deu pra escrever aqui.
   Quarta eu tomei café no hotel, e peguei um folheto de um lugar chamado Chateau de Baux. Parecia ser muito legal, mas depois de muito perguntar, descobri que não tem ônibus pra lá, ou você vai de carro ou vai de carro, ou seja, eu fui pra Arles mesmo, que era meu primeiro plano. O trem para Arles demorou 18 minutos. Arles é muito muito muito legal. E eu queria ter outro adjetivo, mas se eu escrever por exemplo "interessante", parece que foi chato, e "bonita" também... 
   Enfim, vocês conhecem esses quadros do Van Gogh?

   Bom, eu fui lá:

   Van Gogh morou em Arles um tempão da sua vida, parece que o quarto que ele pintou era lá, e foi lá que ele cortou a orelha.  
   Lá também tem uma arena do século I, onde eles atualmente fazem touradas. Sim, na França tem touradas.


   E também tinha restos (eu chamo aquilo de restos) de um teatro romano - que não está em Roma - do século I antes de Cristo. 

   Em Arles eu também visitei umas criptas medonhas, um cemitério com sarcófagos vazios (tava tudo aberto) e um museu com alguns desenhos do Picasso.
   Depois de um dia cansativo em Arles, retorno a Avignon pra descansar. Quinta-feira era meu último dia de viagem, e eu ainda não sabia o que fazer. Arrumei tudo certinho de manhã, e qual a surpresa que me esperava ao olhar pra fora? Chuva. Coisa que eu não tinha visto desde que cheguei na França. Bom, o Carrefour tava ali na frente né? E lá se foram 5 euros num guarda-chuva que me ajudou por meia hora. Porque depois o tempo abriu e ficou sol e calor de novo né.. Decidi passar a minha última manhã em Villeneuve lez Avignon, que é do lado de Avignon - é só atravessar a ponte. Lá o ônibus parou em frente à feira - o que será que eu tenho com feiras? Normalmente é um dia da semana que elas estão lá, e é o dia que eu passo por ali.. Em Arles eu também passei na feira.. Enfim, tirei umas fotinhos:
Para a mamãe, os tomates

Queijos

Frangos na fogueira
   Bom, eu demorei pra chegar até aqui, então eu tinha 2 horas pra ver o que fosse na cidade, pra poder ter uma hora pra voltar pra Avignon e ir até a estação de trem pra voltar pra Toulon. Fui até o Office de Tourisme, que toda cidade aqui tem um bem localizado, e perguntei qual a melhor coisa a se fazer durante esse período. Me disseram que só dava tempo de visitar um lugar chamado La Chartreuse - O Mosteiro. Pra variar, me perdi um pouco na ida - esse povo não sabe fazer mapa, acha que só porque a rua é pequena não tem que colocar ela lá, eu sempre viro uma antes. Enfim, o lugar é muito legal, tem alguns cômodos que têm móveis representando tudo como era. 


Nesse lugar eu me senti no filme A Bela e a Fera
   Bom, quando eu terminei de visitar o mosteiro, ainda tinha uma hora "sobrando", e resolvi ir no alto da montanha, onde aparentemente tem uns jardins pra visitar. Quase que a mulher não me deixa entrar, porque já ia fechar, mas eu dei uma chorada que estava indo embora e patati patatá (eles falam assim em francês) e ela me deixou entrar. Foi uma luta contra o tempo e contra a bateria da câmera que estava morrendo, porque o jardim era imensoooooo e com um monte de coisa bonita pra tirar foto. 







Quando eu achava que estava acabando, tinha mais uma escada

Lembrei da música das flores da Alice
   Saí do jardim correndo pra pegar o ônibus e apesar de eu ter me perdido de novo (malditas ruas sem saída e sem sinalização) deu tempo até de me fazer um lanchinho antes de pegar o trem de volta pra Toulon.
   Em Toulon eu ainda tive duas horas entre a minha chegada e o ônibus que eu ia pegar pra Cogolin, então passeei por lá também. Mas vou deixar pra outro post porque esse aqui está muito comprido e as fotos de Toulon ficaram no celular.



Nenhum comentário:

Postar um comentário