terça-feira, 19 de abril de 2011

Cogolin

   Hoje resolvi ficar em Cogolin. De manhã lavei roupa, aproveitei o sol pra secar - acho muito estranho que o varal fica no jardim, na frente da casa, onde o portão fica destrancado e qualquer um pode entrar e pegar sua roupa se quiser, mas como a família sempre faz isso, eu imaginei que não tinha problema, e fiz também.
   Depois do almoço eu fui fazer o passeio turístico de Cogolin. Peguei o mapa do Office de Tourisme e fui, a pé mesmo. Comecei na praça da república, onde fica a prefeitura da cidade. Eu ia até colocar uma foto da fonte que tem na frente da prefeitura mas é tão feinha que não vale a pena. Continuando o caminho sugerido no mapa,  andei dois quarteirões e cheguei até a igreja principal da cidade.

Praça na frente da igreja
   Depois subi a rua em direção à parte antiga da cidade, uma rua estreita pela qual eu passo quando vou de carro no curso, de bicicleta eu faço um caminho mais comprido mas que não tem que subir a ladeira. A menos de 100 metros meu mapa diz pra eu passar por esse caminho:
   E daí eu cheguei nesse lugar:
   Muito bonita essa praça, um lugar que eu nem imaginava que existia, e mais ruas estreitas e com casas antigas muito fofas, com um ar medieval mas com pessoas nas janelas falando no celular e criança jogando video game - nesse ambiente até ver uma pessoa com calça jeans e camiseta parece algo que não deveria estar ali - como eu, por exemplo.

Rua "quebra bunda" - uma subida absurda!
   Depois de subir essa rua aí, cheguei na torre do relógio. Eu preciso perguntar/pesquisar porque ela chama torre do relógio, não tem nenhum relógio lá, nem indício que teve algum dia. É a única parte que restou do antigo castelo do século XIV que tinha aqui em Cogolin. É a imagem que mais aparece nos cartões postais de Cogolin. E quando eu cheguei em casa e falei que tinha ido lá, eles me disseram: onde? nunca ouvi falar disso.
   Andando mais um pouquinho, cheguei na praça Bellevue, que quer dizer bela vista. Basicamente, quer dizer isso aqui:

Capela St. Roch
   Fiquei um tempo na praça Bellevue esperando dar 14:30h, que é a hora que o museu da cidade abre. Aula de história de Cogolin: o cavaleiro Torpes, intendente do imperador Nero, se recusa a negar sua fé cristã, e é decapitado. Sua cabeça é mantida em Pisa, e seu corpo é colocado num barco junto com um cachorro e um galo. O barco chega até um pequeno porto no golfo (que virou St Tropez) e o galo caminha um campo de linho, dando o nome a esta terra de Galo no Linho - Coq au Lin - Cogolin. O cachorro desaparece das histórias, e em algumas histórias aparece uma flor. 
   Sabendo disso, já dá pra eu falar que o símbolo da cidade é o galo. Tem galos desenhados por todos os lugares aqui, paredes, estátuas, lata de lixo... E o museu da cidade é o.. tan tan tan tan: museu do galo. Duas salas grandes contendo tudo que vocês possam imaginar que tenha galos. Galos empalhados (inclusive um com quatro patas), de madeira, de porcelana, desenhos, caricaturas de ex-presidentes franceses em forma de galo, papel de parede, armas, porcelanas, tapeçaria, quaisquer livros que por alguma razão mostram um galo (páginas de um livro de anatomia antigo mostrando a anatomia de um galo, livros de histórias infantis em que o galo é personagem principal). Galos. 

Ilustração da origem do nome Cogolin
   No andar de cima das salas dos galos, tem uma parte que eles chamam de "museu dos templários". Na verdade não tem nada dos templários lá, é só um monte de bonecos com roupas semelhantes às usadas na época, e não é tão interessante de ver.
Cena de uma história que não se sabe se aconteceu: rei da Inglaterra jogando xadrez com o chefe das forças armadas muçulmanas

Vestes medievais para a festa à fantasia: Michael Jackson
   Agora, quando eu entrei na sala onde estavam estes bonecos, a primeira coisa que eu lembrei foi do filme Uma Noite no Museu. Aí o museu ficou mais interessante, porque eu ficava imaginando o que aconteceria ali durante a noite... Isso me ocorreu também quando eu fui no Museu Nacional da Marinha em Toulon. Eu não terminei de contar aqui a minha passagem por Toulon semana passada porque eu estava sem fotos, mas as fotos do meu celular nem ficaram tão boas assim. De qualquer maneira, em Toulon eu tinha apenas algumas horas entre a chegada do meu trem e a saída do ônibus, então só vi o Museu da Marinha - entrada gratuita para menores de 26 anos - eeeee. É muito legal quando você faz uma visita com audioguia, porque ele conta a história de tudo que tem ali, até descreve o que está sendo passado em cada pintura e essas coisas que eu achava chato mas que depende do assunto é muito legal. 

Pessoinhas pequenas construindo um navio - me lembrou do Owen Wilson

Busto gigante de Netuno retirado da frente de um navio
   Esse museu da marinha deve ser um caos durante à noite. O Netuno aí em cima me lembrou o Dum-Dum do filme (a cabeça da ilha de páscoa)... enorme, só o busto, então ele faria barulho mas não anda. Ok é idiota mas não tem como, pensar essas coisas deixa os museus mais divertidos.

4 comentários:

  1. Ok.... duas coisas:
    1. não entendi a citação ao Michael Jackson.
    2. Tô com medo.... vc tá falando muito de história e falando de séculos em números romanos... e qdo vc vai pra um museu de história natural? Lá deve ser legal de noite!

    bjos uitos

    ResponderExcluir
  2. Rafa... olha a foto até você encontrar a referência ao MJ. Não achei nenhum museu de história natural... se eu não falar de história aqui fica chato.
    uitos

    ResponderExcluir
  3. ahhhhhhhhhhhhhhhh... não achei!!!!!

    ResponderExcluir
  4. É a luva do Michael!!!!!!!

    ResponderExcluir