segunda-feira, 11 de julho de 2011

I love NY?

   Semana passada uma amiga brasileira que é au pair em Nantes veio pro sul com a família - sabe como é, crianças de férias por aqui. Aproveitamos pra passear nos nossos dias de folga. Passamos um dia em Toulon, que eu já tinha ido e não tem nada de mais, uma tarde de sábado em St Tropez - ainda ando olhando pra cara de todo mundo e não pro chão, mas nada de ver pessoas famosas, acho que elas nem saem dos seus barquinhos. Mas o mais legal foi passar o domingo em Marseille. 
   Se tem alguém pensando em ser au pair na França lendo isso aqui, escolha uma cidade com estação de trem. Eu tive que acordar às 5:30 pra pegar um ônibus até St Raphael, pegar um trem até Toulon, descer e pegar outro até Marseille. Foi um caminho bem idiota, mas foi necessário pra aproveitar o dia em Marseille. 


   Marseille é a segunda maior cidade da França, o que significa que ela é muito grande. Diferentemente de Paris, é uma grande mistura de prédios novos e antigos, o que não me agradou muito. Da estação de trem a gente andou até o Office de Tourisme, onde pegamos um mapa e informações do que tem pra ver. Basicamente, o porto - que é enormeeeee, igrejas e... lojas! Acabou de começar o período de liquidações - em todo lugar menos St Tropez, é claro, então foi muito bom ir pra uma cidade grande - mesmo que só pra olhar... 
   



Cidade grande!!



   Eu nunca tinha visto igreja com móbiles. Estes barquinhos pendurados são ex-votos, que são objetos que as pessoas oferecem como forma de agradecimento a uma graça alcançada. Essa igreja tem uma coleção enorme de ex-votos nas paredes, como placas e pinturas, mas eu achei que colocar os barquinhos pendurados foi bem legal. Como a igreja é no porto, a maioria dos ex-votos que tem lá foram oferecidos por marinheiros que sobreviveram a um naufrágio. 


Mas eu não tava em Marseille?


   A visita terminou com uma hora no shopping! Primeira vez que eu fui num shopping na França, não tem essas coisas de cidade grande por aqui. 99% desse tempo foi passado dentro da Fnac, claro!
   Pra terminar, uma foto que eu tirei na feira do porto:




3 comentários:

  1. Nathynha...te enganaram.... mandaram vc pra Paris e falaram que "Marséi" é uma cidade grande.... ou mandaram vc pra NY??? I love NY??? Os franceses continuam me supreendendo....
    Emfim, matou a saudade do Starbucks????

    AMKOY


    rafael

    ResponderExcluir
  2. Como só conheço Paris, vou esperar você terminar seu tour de France para pensar em ir a outras cidades francesas... Mas provavelmente vou comprar minha camiseta preta IloveNY antes, me NY mesmo.... Bjs, saudades

    ResponderExcluir
  3. escreve sobre paris......jardins de luxemburgo.... 50 min da torre... museus de graça.... coisas do tipo..


    AMKOY

    ResponderExcluir