domingo, 26 de junho de 2011

Quem é vivo...

   Ok, então eu abandonei o blog por um tempo. Mas é que nada de interessante aconteceu pra eu colocar aqui. 
   Uma coisa que eu não coloquei aqui no post sobre Mônaco foi um detalhe sobre a roupa. A família me falou com antecedência que em Mônaco todo mundo se veste absurdamente bem, e que eu deveria levar um vestido chique para usar no cassino, salto alto e tal. Aí eu fui de vestido - não tão chique - e bota - sem salto - mas me arrumei e tudo mais. E eles foram de calça jeans surrada, camiseta e tênis. 
   Eu devia ter aprendido.
   Dia 19 foi a primeira comunhão da Tessa. De novo, me falaram que, como ia ser em St Tropez, teria que ir superpowerblaster (sim, blaster) chique, e eu acreditei, mesmo porque fui pra Aix aquela vez pra Audrey comprar a roupa, e ela realmente comprou um vestido legal, salto e tal. E eu comprei um chapéu, porque me falaram que aqui se usa chapéu nesses eventos. Como eu sempre quis um chapéu eu estava me sentido maior indo pro casamento do príncipe no meu chapéu. 

Eu não tava de chapéu aqui porque tava dentro da igreja


    E todos os outros convidados estavam de calça jeans e camiseta. De novo. Até chinelo eu vi.
   Pra quem já foi numa primeira comunhão no Brasil: aqui não tem nada a ver. Na verdade tem, as crianças usam branco e todo mundo vai na igreja, mas acho que é só isso. Primeiro, eu não sei o que eles chamam de "catecismo" aqui... ela fez, mas quando eu falei pra ela que São Tropez era um santo como Santo Antônio ou São João, ela falou que não, que o primeiro nome dele era São e o sobrenome era Tropez, como com os outros. Eu não insisti.
   Outra diferença é que se convida todas as pessoas que você já conheceu na vida pra festa. A festa dela tinha 50 pessoas. Aí a mãe dela já foi na festa com uma cesta pra ela poder colocar os envelopes. Envelopes de que, meus caros leitores? Cheques. Porque esse é um ótimo presente para uma menina que acabou de fazer 10 anos. Cheques. A última vez que eu vi ela contando já tinha dado quinhentos euros, mas depois ela ganhou mais envelopes. 
    Ah, e a festa foi aqui ó:

   Na quinta-feira seguinte foi a festa de fim de ano da escola (aqui o ano escolar começa em setembro e termina no fim de junho - assim as crianças tem férias compridas no verão), que eles chamam de kermesse. Assim mesmo, com k. Foi em 23 de junho, então eu posso dizer que fui a uma festa junina. 

Pescaria na quermesse da escola
   Algumas coisas são parecidas com as nossas festas juninas: brincadeiras, comida e crianças dançando. A comida aqui foi cedida pelos pais, tinha quiches, bolos, tortas, refrigerantes, vinho, sorvete. E as crianças fizeram umas apresentações com música, com o tema "as várias maneiras de brincar". A Tessa era uma boneca. A maior parte foi muito chato - incluindo uma música em inglês interminável - mas teve algumas coisas inesperadas, como uma parte em que simulavam videogames:


   Foi uma festa legalzinha, várias crianças que foram só com as au pairs e babás. Eu semi-inclusa. Os pais apareceram na hora do teatro, e assim que ela desceu do palco foram embora. E ela ainda tinha outra parte.. =(
   
Fatos rápidos e inúteis:

- fui pra Toulon me informar sobre meu visto, cheguei 8:30h na prefeitura, hora que abria. Maior fila. Entrei, peguei a senha:

Tem 39 pessoas na sua frente. Tempo de espera estimado 477 minutos. Ainda bem que me atenderam em duas horas, e não as quase oito da senha..
- fui pra praia hoje.


- vi esse carro na praia hoje:

3 comentários:

  1. Ainda dá tempo de ser criança na França???

    Beijocas Laranjas

    ResponderExcluir
  2. Aeeeee.....
    Tem um monte de coisa que eu não sabia...
    que as crianças ainda jogam Mario Bros. (e não Mario Galaxy).. que também tem "Pega-peixe" na kermesse francesa.. que os franceses sabem quanto tempo leva 477 minutos (parece que é muito)...
    E tem tb o carro do Bon Jovi na praia......

    O mais legal é que nenhum post fala de queijos e vinhos....heheh


    bjos

    AMKOY

    ResponderExcluir
  3. Caramba! E ainda o povo aqui esculhamba com o Brasil quando fica mais de 15 minutos numa fila...
    Milton

    ResponderExcluir