terça-feira, 10 de maio de 2011

Les Bravades de la Saint Maur

   Nesse fim de semana aqui em Cogolin teve as <<Bravades de la Saint Maur>>. É um evento anual que acontece em três cidades da região: Cogolin, Saint-Tropez e Saint Maxime. Eu não achei ninguém que me explicasse o significado da coisa, o google não me ajudou, e o wikipedia diz o seguinte:

"La bravade est une fête patronale caractérisé par un défilé de jeunes gens costumés et armés de tromblons."

   O que o google tradutor me disse que significa:

"A bravata é um dia de festa marcado por um desfile de homens fantasiados armados com bacamartes".

   Aí eu continuei minha pesquisa para descobrir o que era um bacamarte (o que eu tenho certeza que a dona Sonia me responderia em segundos): é uma arma de fogo curta, de cano largo e curto (mais alargado na boca), reforçada na coronha (século XVI). Ou isso:
   Bom, não era bem isso que eles tinham lá não, eram umas espingardas enormes e bastante barulhentas. 




   A festa foi da sexta ao domingo (que aqui não foi dia das mães). Na sexta teve, além do desfile, uma apresentação de dança folclórica, que parecia ser muito legal, porém eu não pude ir porque ainda estava com a Tessa. 
   No sábado, o desfile passou quase que por todas as ruas da cidade. Eles andavam até ter uma casa que tivesse colocado alguma coisa branca e azul clara, como uma bandeira, e flores na calçada, aí parava o desfile todo, e eles atiravam. Eu não entendi nada, mas enfim era isso. Anda mais um pouquinho, para, atira, anda. Eu acabei me cansando dessa brincadeira e fui embora. 




   No domingo foi mais legalzinho, tinha muitaaaaa gente fantasiada. Homem, mulher, criança, bebês... Teve uma missa de manhã, e ia ter a benção das flores - todo mundo comprou um buquezinho de flores na porta da igreja - e os homens que faziam parte do desfile colocaram as flores nas espingardas e espadas. Saindo da missa teve uma procissão, que foi basicamente o mesmo desfile, só que seguido do Saint Maur e do resto das pessoas que estavam fantasiadas. Eu acompanhei até a metade do caminho, aí quando eles passaram o ponto que era pra ser o final e continuaram andando, eu cansei e voltei pra casa.





Les Bravades de la Saint Maur

3 comentários:

  1. "bon jour.... BOOOOOMMMM"...que ótimo jeito de dar bom dia!!..ahaha
    - quando escreveu Bacamarte, a primeira coisa que lembrei foi: http://maroma.files.wordpress.com/2008/04/desenhos-animados_bacamarte.jpg


    ... e perceba que os atiradores estão usando protetores auriculares - não são nada bobos.


    uitos montes..


    rafael

    ResponderExcluir
  2. Hahaha eu lembrei do Eufrazino, mas quando eu fui ver algum desenho dele eu vi que não é dessa... hahaha

    ResponderExcluir
  3. ...lembrei... é Bacamarte e Chumbinho!.. ontem me recusei a perguntar pro gugo quem era o parceiro:
    http://www.youtube.com/watch?v=spQ9Ln6yGtM

    ResponderExcluir