domingo, 15 de maio de 2011

Festival de Cannes

   Ponto alto do fim de semana:
Sim, eu tirei essa foto. E sim, são estas pessoas.

O vestido da Penelope Cruz não me deixa mentir

   Vamos ao começo da história. Fui pra Cannes esse fim de semana, exclusivamente por conta do Festival de Cannes, é claro. Sábado de manhã eu descobri que ia ser a première do quarto Piratas do Caribe - que aqui chama Pirates des Caraïbes. Isso significava possibilidades de ver pessoas muito famosas - ok, eu só pensei no Johnny Depp, por alguma razão Naylística. 
   Cannes não é longe daqui, mas o transporte é meio enrolado. Teve que ser um ônibus até St Raphael e um trem até Cannes. Eu fui com uma amiga au pair estado-unidense que também mora em Cogolin, um amigo dela inglês, e uma outra au pair, alemã, que mora em St Raphael, então encontramos ela lá. Enquanto esperávamos o trem pra Cannes, eu resolvi que seria legal tirar uma foto. 
Não, não era essa ainda

   Aí a minha câmera não funcionou. Ela agonizou um pouco - abriu e fechou várias vezes seguidas sozinha, apitou algumas vezes, e morreu. Eu sei que ela era velhinha e estava próxima da aposentadoria, mas tinha que ser no meu caminho pra Cannes? Pra ir pra Cannes sem câmera, melhor dar meia volta e ir pra casa ver pela TV. Ok, nem tanto.
   Pra ajudar a gente tinha perdido o trem que a gente queria pegar - e teve que esperar 50 minutos pelo próximo. Quando chegamos lá, só tinha mais 50 minutos de tapete vermelho. Eu não fazia ideia de quem já tinha entrado ou não, mas eu não queria ir sem a câmera. 
  << Claro, eu sempre podia pegar as fotos das câmeras das meninas. Mas eu nunca tinha visto as fotos tiradas por elas antes. E se fossem péssimas? Não era o momento pra deixar pra sorte... >>
   Perguntei na estação, e me explicaram onde era o tapete vermelho e onde era a Fnac. Corri pra Fnac, comprei uma câmera nova em menos de 10 minutos e fui correndo pro tapete vermelho, até a metade do caminho. Aí eu fui andando bem lentamente porque tinha MUITA gente. Mas eu cheguei até um lugar onde eu via o topo da escada - pelo menos uma parte do topo. 
   Aí eu tinha que abrir a caixa e tudo mais. Claro que quando eu abri, eu estava interessada na câmera e deixei cair tudo no chão - manual, cds, fios - no meio da rua molhada (tinha chovido). Tá bom tá bom eu to entendendo que é pra ser um desafio... consegui montar a câmera - pilhas/cartão de memória - e comecei a tirar fotos do pouco que eu enxergava. 
   Tudo estava tão longe que eu não reconhecia ninguém. Eu sabia que eles estavam lá porque tinha alguém narrando no microfone: and here iiiiiissss Johnny Depp. Nessa hora eu gritei como uma louca. Não, eu não estava vendo ele, mas eu sabia que ele estava lá. Só que as histéricas que gritam estavam lá perto, ninguém perto de mim gritou, e ainda me olharam como se eu fosse uma brasileira louca. hahahah
   Continuei tirando fotos do pouco que eu via até que todo mundo entrou e acabou aquela coisa toda. Aí a gente foi fazer nosso piquenique na praia, esperando o cinema de graça que fazia parte do festival.
O telão no mar


Tom, eu e Luisa. A Gabi tava tirando a foto...
   Foi muitooo legal, eles deram cobertorezinhos e a gente pegou um lugar legal. Só o filme que eu não gostei muito não, é um do Federico Fellini, de 1983 (que eu achei que era de 1950 pelo estilo), chamado "E la nave va". Filme italiano com legenda em francês já não é fácil, e era entediante ainda.. 
   No domingo eu estava sozinha, todo mundo já tinha voltado, eu queria ver mais - aproveitar que eu tava lá e era meu dia de folga né. Por mim eu ficava na gradinha lá o dia inteiro, esperando o tapete vermelho no fim da tarde de um lugar muito bom, e até fiquei uns 15 minutos lá, até que me falaram que hoje era um filme francês e só ia ter atores franceses lá. Aí eu desanimei e passeei um pouco por Cannes antes de vir embora.


   Quando eu estava indo pra estação de trem me entregaram um jornalzinho de rua, edição especial do festival. Na capa estavam o Johnny Depp e a Penelope Cruz no tapete vermelho. Eu reconheci o vestido dela e fui olhar minhas fotos de novo. E não é que eu tinha visto eles mesmo? Tinha foto e tudo... Nada reconhecível, mas estava lá!
   Talvez domingo que vem eu tente ir pra lá de novo. O trem não é caro (não é um trocadilho), e se eu conseguir chegar cedo pra ficar num lugar que dê pra ver, vale a pena!



Um comentário:

  1. Ahhhhh, que máximo!
    Adorei tudo! Dá uma dorzinha por ter decidido não ir... hehe... perdi!
    E ainda bem que você foi rápida em ir comprar outra câmera, hein?

    Adorei você ter conseguido essa foto e adorei eles terem dado cobertorezinhos :)

    isso foi no sábado? espero que vc tenha conseguido ir domingo também!

    beijinhos

    ResponderExcluir