quinta-feira, 31 de maio de 2012

A capital da Europa e outras cidades mais bonitas

   Vamos pra Bélgica esse fim de semana? Ah, vamos. 
   Adoro essa parte de morar aqui... Um feriadinho, uma olhada na internet, e você está pronto pra passar o fim de semana em outro país, gastando um mínimo possível (se não contar que eu quero ficar comprando presentes, eu teria gasto menos de 100 euros nessa viagem toda). 
   Dia 1: Bruxelas. Depois de nos livrarmos das nossas pesadas mochilas, fomos para o centro da cidade visitar os pontos turísticos. Na Europa não pode fazer um mínimo calorzinho que todo mundo sai de casa, e estava fazendo míseros 32 graus quando a gente chegou, então quase que não dava pra andar de tanta gente. Sorte que nesses centrinhos várias ruas são exclusivamente pedestres. 
   Primeira missão, almoço. Depois de passarmos em uma rua horrível, com um monte de restaurantes pra turistas, com gente chamando pra comer lá dentro e ficando bravos - e gritando com você - se você passa reto, escolhemos um mais calmo e que não tinha pessoas que nos irritassem. Pra turista também, mas enfim. No cardápio: croquetes de camarão e mexilhões com batatas fritas, tipicamente belgas. 

Sim, croquete é belga. 

   Devidamente alimentadas, fomos finalmente passear pela cidade. Estava tendo um festival de jazz nos dias que estávamos lá, então não pudemos, por exemplo, ver direito a Grand Place, ou grande praça, por causa do palco enorme montado no meio dela. E ainda metade estava em reforma..

Grand Place - Bruxelas

O que sobrou da primeira construção da cidade, do século XIII

Mont des Arts

Palácio do rei. A bandeirinha belga ali em cima significa que ele está lá (como na Inglaterra)

   À noite fomos a um dos eventos do festival, um show de swing (a música, não a prática), com uma banda muito boa, chamada Roy P-Cat and the V8 Daddy's. No começo da noite dava pra fazer cabelo e maquiagem dos anos 40 e 50, então juntando a música com as pessoas vestidas e produzidas à carater, era como se a gente tivesse voltado no tempo (só faltou a DeLorean). Infelizmente a gente chegou tarde demais pra essa produção toda.

Roy P-Cat and the V8 Daddy's

   A ideia, no início, era passar o fim de semana em Bruxelas. Mas no final do primeiro dia, vimos que não tinha mais nada pra ver lá, e decidimos visitar outras cidades belgas. Então, no domingo de manhã, pegamos o trem pra Bruges. Aqui meu cérebro começou a dar nó. Bruxelas falava francês, então tudo tranquilo. Aqui, além de falar holandês (ou flamengo, como se chama a modalidade deles), aparentemente eles tem uma birrinha com o francês, então é preferível falar inglês. Eu disse que começou a dar nó...
   
 
Se beber não voe. Cereja de cerveja e uma obra de arte (?)

Markt



A Veneza da Bélgica

   Continuando nossa aventura belga, fomos para Gent (o wikipedia me fala que em português é Gante, vai saber), que fica no meio do nosso caminho de volta pra Bruxelas. Pra mim, essa foi a cidade mais bonitinha da viagem. Quando descemos do bonde no centro da cidade, estávamos de frente para o castelo. Mas espera, o que são aquelas coisas coloridinhas ali no chão?

  

   Um exército inteiro de bonequinhos de crochê. Soldados, cavalos, até um dragão. E não era só no chão não, tinha vários soldadinhos (cujos escudos eram botões) escalando a parede do castelo. Nem preciso falar que adorei né?




   Pra completar o domingo, um passeio pela loja de chocolates e umas cervejas no Delirium Cafe, que entrou pro livro dos recordes como o bar com a maior variedade de cervejas - 2004 tipos diferentes. Me desculpe ao irlandês que nos disse que a cerveja de morango que a gente estava tomando não conta como cerveja, mas era a melhor de todas. 

   
 

  Na segunda de manhã fomos ver o Atomium, uma estrutura com nove bolas enormes de metal. Como a torre Eiffel, foi construída para uma exposição e deveria ser desmontada depois, mas acabou ficando. Dá pra subir por dentro (tem até um restaurante na esfera mais alta), mas o pouco tempo que a gente tinha só permitiu tirar fotos por fora.

Atomium

Estação de metrô assustadora

   Ainda tentamos, antes de ir embora, ir ao museu da história em quadrinhos, mas estava fechado. Ficou faltando a parte Tintin (ou tãntãn, como eles falam aqui, coitado) entre as especialidades locais da nossa viagem.
   Preciso falar que, apesar de todas as cidades que visitamos serem muito bonitas, foi um choque ver tanta sujeira. Eles jogam muito, mas muito, lixo na rua. Foi a primeira vez que eu vi tamanha sujeira na Europa. Nota baixa pros belgas.
   Sujeira à parte, foi uma viagem sensacional com amigas sensacionais. Obrigada Carol e Babi! 




 

2 comentários:

  1. Minha estréia em viagens acompanhadas não podia ter sido melhor! Merci beaucoup/Dank u!!

    ResponderExcluir
  2. COUVE COUVE....VOCÊ COMEU COUVE ENQUANTO ESTAVA LÁ????


    te amo monteseses..

    AMKOY..

    rafa

    ResponderExcluir