sábado, 7 de abril de 2012

Os castelos do vale do Loire

   Já faz mais de um mês que eu fui pra lá, mas antes tarde do que nunca, né? Final de semana do 10 e 11 de março, excursão da escola para os castelos do vale do Loire. O Loire é o maior rio francês, com pouco mais de 1000km de comprimento. Durante a Renascença, a corte francesa resolveu erguer seus castelos modestos perto desse rio, em uma região nomeada vale do Loire. 
   Quatro castelos faziam parte da excursão, além de uma degustação do vinho regional. O primeiro castelo foi também o mais sem graça: o Chateau de Blois. Construido no início da renascença, foi residência do rei Louis XII e também do François I. Após a morte da rainha, François I decidiu mudar para o castelo de Fontainebleau, e Blois serviu para outros fins. Em 1626 o rei Louis XIII deu o castelo como presente de casamento para o seu irmão Gaston, que começou a construir uma nova ala, já que uma parte tinha sido destruída. Só que o rei acabou tendo um filho, o que tirou Gaston do primeiro lugar da lista pra rei, e de repente não tinha mais dinheiro pra terminar a obra. Então, algumas partes estão pela metade até hoje.

Chateau de Blois - à direita o prédio original; logo à esquerda da escada, dá pra ver que foi "cortado" e começa o prédio novo

Vista da cidade de Blois

   Depois de Blois, fomos pra Amboise visitar o Clos Lucé, que na verdade não é um castelo. Em 1516 o rei François I convidou Leonardo da Vinci para vir morar nesta casa na França, não só porque ele era um gênio da engenharia, um inventor extraordinário e um pintor inacreditável, mas também porque ele era um ótimo organizador de festas. Sim, o italiano Leonardo da Vinci veio passar os três últimos anos da sua vida na França para organizar as maiores festas do rei. 

Clos Lucé

Passagem subterrânea do Clos Lucé para o Chateau d'Amboise, para que o rei pudesse visitar facilmente seu "pai adotivo", Leonardo da Vinci

   Ainda no sábado, fomos até Vouvray fazer uma degustação do vinho local, naturalmente efervescente - o meu tipo preferido de vinho, bolhas bolhas bolhas! Degustação com direito a visitar o pequeno espaço subterrâneo que eu me recuso a chamar de adega. Dois quilômetros e meio de galerias, espaço para 4 milhões de garrafas. A cidade de Vouvray também tem várias casas construídas dentro de rochas, chamadas de casas trogloditas. Muito engraçado ler placas de "hotel troglodita" e "venha comer em um restaurante troglodita". 

Quatro MILHÕES de garrafas

Casas trogloditas. Essa foto não é minha, é do google. As minhas ficaram horríveis

   Domingo é dia de mais dois castelos. Começamos pelo mais bonitinho da viagem toda: o Chateau de Chenonceau. Por ter sido construído por uma mulher, habitado e decorado por duas e salvo por outra, é chamado de castelo das damas. O rei Henri II o ofereceu para sua amante preferida, Diane de Poitiers, porém quando o rei morreu a rainha Catherine de Medicis teve sua revanche: mandou Diane se mudar para outro castelo, logo ali do lado, e ela própria se instalou em Chenonceau. Que tipo de revanche é essa, que você manda a amante do marido pra morar em outro castelo, eu não sei. Enfim, foi Catherine que mandou construir a galeria sobre a ponte, usada então como salão de baile - único salão deste tipo no mundo.

Chateau de Chenonceau

Maior coleção de panelas que eu já vi - chateau de Chenonceau

Chateau de Chaumont-sur-Loire, lugar onde a pobre coitada da amante teve que ir morar - ó vida cruel!

   Depois dessa visita, paramos em Amboise para o almoço. Que? Almoço? Com o castelo de Amboise logo ali? Até parece. Confirmamos a pausa de uma hora e meia e fomos no pique até o castelo - que era no alto de uma montanha, mas isso é irrelevante. E valeu muito a pena. Na frente do castelo, uma pequena capela, onde está enterrado ninguém menos que uma das tartarugas ninjas:


O castelo de Amboise, cuja história é tão legal, mas tão legal, que eu não lembro de nada pra colocar aqui

   Por último, visitamos o supergigantemegablaster chateau de Chambord. Se eu me lembro bem, são 156m de fachada, 426 cômodos, 77 escadarias, 282 lareiras e 800 capitéis* esculpidos. Qualquer semelhança dessa frase com o wikipédia é ctrl+c ctrl+v  mera coincidência. 


Ocaso bônus na volta pra Paris

* Capitel é a parte superior ornamentada de uma coluna, pilar, pilastra, etc.

2 comentários:

  1. Adorei as fotos, lindissimas!!! Quero um dia conhecer este lugar também!!! que sonho!!!

    ResponderExcluir
  2. SANTA TARTARUGA!.....Da Vinci, 4 milhões de vinhos, 282 lareiras, festa sobre o rio, ocaso por acaso.... de repente o Brasil ficou sem graça de novo!

    AMKOY

    ResponderExcluir